Valdemar Cruz 2023 | 9789893355503 | 366 pp. A partir de escolhas de mais de meia centena de arquitetos, críticos, curadores, professores das Faculdades de Arquitetura, artistas plásticos, engenheiros civis, fotógrafos, e um geógrafo, Valdemar Cruz constrói um corpo de 16 obras representativas do que de melhor se fez na arquitetura portuguesa desde o início do século XX até a atualidade. Com textos dedicados a cada uma das obras, e entrevistas exclusivas aos arquitetos, Paisagens Construídas pretende mostrar os múltiplos caminhos seguidos pela arquitetura feita por arquiteto(a)s portuguese(a)s a partir do olhar dos profissionais e de quem constrói um discurso crítico sobre a disciplina. O livro inclui entrevistas inéditas com, entre outros, Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Byrne, João Luís Carrilho da Graça, e Manuel Aires Mateus. Jornalista profissional desde 1976, Valdemar Cruz iniciou a sua atividade no jornal O Diário. Com colaboração dispersa por várias publicações nacionais e estrangeiras, nas últimas três décadas fez parte da redação do semanário…
João Appleton Documenta 2022 | 9789895680337 | 348 pp. «Num dia de finais de 80, já percorridos muitos quilómetros de ruas e travessas, e vistos milhares e milhares de metros quadrados de edifícios quase todos anónimos e praticamente todos em mau estado, percebi também que tinha encontrado o meu destino, que definitivamente estava ali, na história desses edifícios e dessa cidade.» «Há já muitos anos, a minha vida profissional foi-se encaminhando para novos destinos, quando fui deixando de ser especialista em estruturas, que nunca quis ser apenas, para me transformar, ou melhor, me ir paulatinamente transformando num generalista da construção, com interesse especial pela sua história e pelas histórias de vida dos edifícios que são, afinal, a história da própria cidade. E nessa caminhada, feita com gosto, mas muitas vezes a sós, Lisboa teve um papel central, talvez porque seja a minha cidade e a cidade que sinto como minha, nas suas paredes e nas calçadas, no seu ar simultaneamente chique e…
José António Bandeirinha Argumentum 9789728479695 | 120 pp. Esta edição pretende divulgar e reflectir sobre a obra deste Arquitecto incontornável no panorama da Arquitectura Portuguesa do séc. XX, na grande Região Beirã. Numa inventariação das suas obras na Beira, realizada através da apresentação de 4 ensaios sobre a sua obra, são ainda identificadas e apresentadas, em forma de guia, as 20 obras de sua autoria. Um livro de grande interesse para arquitectos, estudantes, professores e muitos outros técnicos e estudiosos da Arquitectura Portuguesa.
Filipa de Castro Guerreiro Dafne 2022 | 9789897027215 | 300 pp. As sete colónias agrícolas, construídas em Portugal entre 1936 e 1960, tinham como objectivo fixar população e reorganizar a propriedade agrícola: emparcelar no Norte, parcelar no Sul. Através da intervenção nos baldios, grandes propriedades de sequeiro do Sul e terrenos do Estado, a ambição era aumentar a produtividade e promover a transformação dos trabalhadores agrícolas em pequenos proprietários. Neste processo, os arquitectos participaram ultrapassando o campo habitual da sua acção, contribuindo para uma construção interdisciplinar da casa, dos assentamentos e do território. Revisitar a experiência das colónias agrícolas da Junta de Colonização Interna, além de expor as suas contradições, permite pensar em aspectos fundamentais do presente, desde as relações entre paisagem, construção, agricultura e economia até à racionalidade das soluções de projecto e à economia de meios, passando pela capacidade do desenho das formas arquitectónicas para definir articulações entre as várias escalas do território e a sua organização social.
Maria Filomena Molder Sr Teste Edições 2021 | 485581/21 | 51 pp. A partir das premissas de linguagem e arquitectura wittgensteinianas, esta obra explora a ideia de casa.
Johan Van Lengen Dinalivro 2010 | 9789725765654 | 695 pp. A bioarquitectura praticada por Johan van Lengen já conquistou milhares de adeptos no século XXI. Trata-se de um novo conceito que surgiu há algumas décadas com o objectivo de unir ecologia, arquitectura e urbanismo rumo a uma maior sustentabilidade ecológica. A perspectiva visionária deste arquitecto nasceu da observação e da vivência directas com os vários povos, o que lhe permitiu aprender a usar de forma racional, equilibrada e consciente o material existente ao seu redor. Assim, Johan van Lengen procura integrar o homem no seu meio, respeitando e explorando a natureza em toda a sua plenitude e riqueza, ensinando técnicas que ajudam a melhorar a vida, transformando cada homem no arquitecto da sua habitação e oferecendo a todos a possibilidade de alterar a realidade onde as condições são difíceis ou pobres. Este trabalho revela formas simples e inovadoras de construção, que proporcionam às pessoas um modo mais digno de habitar o mundo.…
editores: Paulo Providência, Pedro Baía autores: Nuno Portas, Bartolomeu Costa Cabral, Maria Tavares, Joana Fernandes, Nuno Grande, Paulo Providência, Pedro Baía Circo de Ideias 2019 | 978989-9918481 | 152 pp. Este livro, publicado pela editora Circo de Ideias e com edição de Paulo Providência e Pedro Baía, apresenta 18 obras projectadas entre 1957 e o ano 2000 pelo arquitecto Nuno Portas em co-autoria com vários arquitectos com quem foi trabalhando, numa selecção que pretende focar e documentar a sua prática projectual para além do planeamento urbano. A selecção das obras foi dividida cronologicamente numa estrutura que agrupa quatro programas distintos — habitação unifamiliar, habitação colectiva, equipamento e projecto urbano — intercalados por um prefácio de Bartolomeu Costa Cabral, um ensaio de Maria Tavares, uma entrevista de Joana Oliveira e um ensaio de Nuno Grande. O projecto editorial contou com o apoio da Direcção-Geral do Património Cultural, da Direcção-Geral das Artes, do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho,…
Nuno Brandão Costa Circo de Ideias 2019 | 9789895413195 | 172 pp. | PT + EN Este livro, publicado pela editora Circo de Ideias e com autoria de Nuno Brandão Costa, analisa o processo projectual de Pedro Ramalho, Álvaro Siza e Eduardo Souto de Moura. «Bande à part» é o título de um projecto teórico realizado em três volumes da autoria de Nuno Brandão Costa sobre trípticos de obras de arquitectura na Europa concebidas por arquitectos europeus. Por razões e contextos distintos, estas obras tornaram-se relevantes para o autor, convertendo-se em objectos do seu fascínio e influenciando de modo diverso o seu percurso como arquitecto e professor, desde a sua formação até aos dias de hoje.
Antonio S. Río Vázquez, Christian von Oppen, Eduardo Fernandes, Elisiário Miranda, Fátima Moura Ferreira, Márcia C. F. Oliveira, Natália Pereira, Rui Pereira, Vanda Maldonado Circo de Ideias 2019 | 9789899918474 | 224 pp. Este livro, publicado pela editora Circo de Ideias e com edição de Fátima Moura Ferreira e Eduardo Fernandes, coloca em perspectiva abordagens plurais sobre a ideologia das obras públicas no Estado Novo, num mosaico interceptado por saberes e poderes múltiplos. O projecto editorial contou com o apoio do Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT) da Universidade do Minho.
Magda Seifert, Pedro Baía (eds.) Circo de Ideias 2019 | 9789895463602 | 300 pp. | PT + EN Este livro, publicado pela editora Circo de Ideias e com edição de Pedro Baía e Magda Seifert, apresenta uma selecção de 20 obras localizadas no Porto, Gaia e Matosinhos, numa procura de ensaiar novas possibilidades de interpretação de uma arquitectura produzida com afinidades construtivas e materiais associadas ao Brutalismo. O projecto editorial e de investigação permitiu desenvolver diferentes níveis de aproximação crítica ao objecto de estudo. Álvaro Siza conversou sobre o tema do Brutalismo e sobre algumas questões que se levantaram no decorrer do projecto. Ben Highmore visitou algumas das obras seleccionadas no Porto e escreveu um ensaio a partir de uma perspectiva cultural. Tiago Lopes Dias e Alexandra Areia escreveram ensaios a partir das 10 obras seleccionadas em cada século. Pedro Treno concentrou-se em cada uma das 20 obras e escreveu pequenos textos de enquadramento crítico. Francisco Ascensão e Luca Bosco ensaiaram uma…
Fernando Sanos Pessoa Argumentum 2018 | 9789898885012 “A construção das paisagens é tão antiga quanto o homem neolítico e a criação dos jardins terá antecedido a própria agricultura” — refere Fernando Santos Pessoa na introdução deste seu livro, recheado de conceitos e ideias em volta das quais propõe inúmeras reflexões, através de uma escrita sábia e desafiante. A obra contém 33 textos escritos em períodos diferentes e organizados em cinco áreas temáticas: Ecologia e Ambiente; Paisagem e Arquitectura Paisagista; Ambiente e Qualidade de Vida; Cultura e Ambiente; e Política. É um conjunto muito rico e diversificado que aborda questões centrais no âmbito do Ambiente, da Ecologia, da Paisagem, e das políticas ambientais, matérias tratadas de uma forma simples e esclarecedora. O autor partilha a sua sabedoria, adquirida numa vasta actividade profissional, propondo argumentos que convidam a sociedade civil a desenvolver a sua consciência cívica e a vontade de participação de todos nós. Num momento em que o País se confronta com a…
O Eremitério da Cartuxa de Évora: arquitectura e vida monástica Luís Ferro Canto Redondo 2019 | 9789895427413 Prémio Frei Bernardo Domingues O espaço de reclusão é o principal actor deste livro. No interior da cela, o monge habita uma ininterrupta liturgia. A ascese é um produto do máximo aperfeiçoamento espiritual postulado na incessante repetição da regra monástica. Este livro estabelece um diálogo próximo com a arquitectura do mosteiro de Santa Maria da Scala Coeli, interpretando a organização espacial, os muros, a métrica e a luz como os construtores do isolamento e do silêncio que possibilitam e favorecem a longa espera que pauta o ritmo da vida cartusiana.