Erik Orsenna Temas e Debates 2023 | 9789896447915 | 368 pp. Neste livro, Erik Orsenna faz uma pergunta: “Quais são as soluções de gestão de água no mundo?” Mas porquê eleger os rios como protagonistas? Porque, responde o autor, enquanto a água é uma matéria, e não podemos apaixonar-nos por uma matéria, um ribeiro ou um rio são seres vivos, que podemos respeitar, amar, proteger e adotar. Uma obra que nos sensibiliza, mas que também nos faz sonhar e viajar.» Rádio France Inter
Thomas Piketty Temas e Debates 2022 | 9789896447076 | 328 pp. Thomas Piketty apresenta uma história breve mas surpreendentemente otimista do caminho da humanidade rumo à igualdade, apesar de todas as crises, catástrofes e retrocessos. Uma introdução perfeita às ideias que desenvolveu nos seus livros anteriores. É fácil sermos pessimistas acerca da desigualdade. Sabemos que aumentou acentuadamente em muitas zonas do mundo ao longo das duas últimas gerações. Ninguém tem feito mais para revelar o problema do que Piketty. Agora, num livro surpreendente e poderoso, recorda-nos que o curso da história nos dá razões para sermos otimistas. Ao longo dos séculos, demonstra ele, temos vindo a caminhar em direção a uma maior igualdade. E guia-nos com elegância e concisão pelos grandes movimentos que, para o melhor ou para o pior, moldaram o mundo moderno: o crescimento do capitalismo, revoluções, imperialismo, escravatura, guerras e a construção do Estado-providência.
Paul Mason Objectiva 2022 | 9789897845079 | 392 pp. Do autor de Pós-Capitalismo e Um Futuro Livre e Radioso, um manual para resistir coletivamente ao avanço da extrema-direita. Num momento de tensão geopolítica e de incerteza económica global, uma ideia transforma-se em evidência: o fascismo não é uma coisa do passado. À medida que a situação da Humanidade se agrava, os movimentos de extrema-direita ganham força, como um pesadelo coletivo recorrente. Para combater este sistema, temos de compreender o seu percurso, as suas raízes psicológicas na sociedade, a teoria política que lhe dá forma e as condições que o permitem. Acima de tudo, diz Mason, temos de entender o fascismo como um sintoma do inquestionável falhanço do capitalismo. Em Como Travar o Fascismo, Paul Mason, jornalista, professor universitário e ativista britânico, conta a história deste fenómeno político, faz um retrato arrepiante do seu movimento contemporâneo e traça um plano radical e otimista para derrotar a extrema-direita no século XXI. Das cinzas de…
Frantz Fanon BookBuilders 2021 | 9789898973375 | 560 pp. Frantz Fanon influenciou gerações de anticolonialistas, activistas dos direitos civis e académicos dos estudos coloniais. As suas obras, que deram origem aos chamados «estudos fanonianos», foram inspiradas em décadas de movimentos de libertação anticoloniais e analisam as consequências psicológicas da colonização – tanto do ponto de vista do colonizador como do colonizado –, bem como os processos de descolonização, considerando os seus aspectos sociológicos, filosóficos e psiquiátricos. Muitos dos textos de Fanon permaneceram até há pouco tempo inéditos e inacessíveis. Este livro reúne agora os escritos políticos e os escritos psiquiátricos, ambos absolutamente interligados, dando a conhecer artigos científicos, textos originais e escritos dispersos que versam sobretudo, nas palavras do seu editor francês, François Maspero, sobre a «alienação colonialista vista através da doença mental».
Capitalismo em Quarentena - Notas Sobre a Crise Global AA VV Antígona 2021 | 9789726084006 | 144 pp. O novo coronavírus criou uma crise sem precedentes. A epidemia, que nos faz «escolher entre a bolsa e a vida» e «não é uma interrupção temporária da normalidade, mas a expressão mais concentrada dessa absurda normalidade», disseminou-se a um ritmo avassalador, bloqueou a economia mundial e confinou populações numa escala planetária. Não só despertou o lado negro das sociedades capitalistas e a sua tentação de recorrerem a arsenais de vigilância de contornos distópicos, como revelou o valor atribuído à vida humana por apologistas do darwinismo social em tempos pandémicos. Ao traçarem os contornos de um mundo estagnado e atolado no sobreendividamento, os autores de Capitalismo em Quarentena reflectem sobre as relações entre Estado e economia, saúde e lucro, normalidade e estado de excepção, à luz da crítica do valor e da marcha inexorável do capitalismo rumo ao colapso estrutural e ambiental.
Cuidar de Portugal - Hipóteses de Economia Política em tempos de crise José Reis Almedina 2020 | 9789724086521 | 114 pp. Estávamos conscientes da insustentabilidade crescente da Economia portuguesa, fosse pela viragem dos capitalismos para a financeirização, pela redução da capacidade da ação pública, pela submissão do coletivo ao privado ou pela tragédia das alterações climáticas. Mas o incómodo que sentíamos era confortado pela linearidade dos tempos, e pelo futuro que seria, sempre, mais ou menos conhecido. O tempo, no entanto, colapsou e caiu sobre nós de um dia para o outro. Sem tempo para que se evitassem ou minorassem os impactos. Sem aviso. Com a pandemia do coronavírus a ameaçar todos, a deixar a descoberto tantas fragilidades, e tantas fábricas paradas com sapatos apenas meio feitos, resta-nos agir.
Esther Duflo; Abhijit V. Banerjee Actual 2020 | 9789896944995 | 478 pp. Neste livro revolucionário, os economistas premiados com o Nobel, Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo, mostram como a economia, quando bem aplicada, pode ajudar a resolver os problemas sociais e políticos mais delicados dos nossos dias. Desde a imigração à desigualdade, da desaceleração do crescimento à urgência da crise climática. As ferramentas estão à nossa vista, embora muitas vezes a ideologia política nos cegue. Original, provocante e urgente, Boa Economia para tempos difíceis oferece o novo pensamento económico de que precisamos. Baseado em investigação de ponta (e em anos a testar as soluções mais eficazes para aliviar a pobreza extrema) defende uma sociedade construída na base da compaixão e respeito. Um antídoto necessário aos discursos polarizados dos nossos dias e uma luz no caminho.
Angela Davis Antígona - Editores Refractários 2020 | 9789726083641 | 192 pp. Nesta selecção de ensaios, entrevistas e discursos, a célebre activista e académica Angela Davis lança uma nova luz sobre as lutas contra a violência de Estado e a opressão em vários pontos do mundo – da Palestina à África do Sul –, desmontando as estruturas do sistema capitalista (patriarcado, supremacia branca, políticas imperiais) que apenas sobrevivem perpetuando conflitos. Reflexão sobre os combates históricos do movimento negro nos Estados Unidos, o lugar central do feminismo na desconstrução das relações de poder e a abolição do sistema prisional industrial, A Liberdade é Uma Luta Constante (2015) obriga-nos a olhar para lá do nosso quintal, para os «reservatórios de esperança e optimismo» que encontramos nas colectividades resistentes. Quando dar tréguas à injustiça é multiplicar formas de submissão, Angela Davis desafia-nos a dar o exemplo, fazendo a nossa parte por um movimento global de libertação humana.