Catarina Sobral CAM – Centro de Arte Moderna Gulbenkian e Tinta-da-china 2025 | 9789896719302 | 36 pp. Uma publicação feita em parceria com o CAM — Centro de Arte Moderna Gulbenkian. Havia a cozinha das mulheres, sempre num frenesim. Ali, ninguém mandava nem obedecia. Todas faziam tudo. E a avó fazia pudim de arroz. Havia as histórias da tia e o colo do pai, com os seus contos terríveis. Depois, existia o quarto onde a Paula desenhava sem parar. Antes de começar cada desenho, a Paula sentia-se a rebentar com coisas para dizer…
Álvaro Laborinho Lúcio, Odete Severino Soares (ilustrações de Catarina Sobral) Zigurate 2025 | 9789899216129 | 72 pp. A pequena Marília, de 10 anos, vê‑se envolvida num conflito parental, receando vir a ser impedida de manter uma relação de proximidade com o pai. Nas situações de conflito parental, a necessidade de ouvir a criança é decisiva. Este livro foi escrito a pensar em todas as crianças e jovens confrontados com a separação ou o divórcio dos pais, que tenham de ser ouvidos no tribunal em relação à sua vida futura. Mas dirige‑se também a adultos (pais, irmãos, amigos, educadores, técnicos) que sintam a necessidade de explicar e sossegar os receios e anseios das crianças envolvidas. A história aqui contada serve para se abordar de forma não exaustiva, mas prática e em linguagem acessível, as principais questões frequentemente discutidas no quadro do regime de responsabilidades parentais. A informação concreta que a acompanha é o guia útil para situações em que a criança tem o…
Stéphanie Demasse-Pottier, Tom Haugomat (Ilustr.) Orfeu Mini 2025 | 9789899225060 | 48 pp. Todos os dias, o mesmo caminho para a escola leva-nos até à padaria. Todos os dias, lá está aquela senhora sentada no chão com o bebé pequenino nos braços. Todos os dias me sinto triste e desconfortável. Desvio o olhar. Choro muitas vezes, em silêncio. Por mais que eu fale com a mamã, fico sem perceber as palavras que ela usa para me explicar as coisas. Todos os dias, o mesmo caminho, o mesmo desconforto, a mesma tristeza. E eu sem dizer nada. E eu sem fazer nada. Gostava de ir por outro caminho. Um álbum terno e comovente sobre pobreza e injustiça, e os pequenos gestos que podem fazer a diferença. Para que sejamos capazes de encarar a realidade de frente, sem desvios.
Anthony Browne Kalandraka 2025 | 9789728781491 | 32 pp. O Billy costumava andar sempre preocupado... Preocupava-se com chapéus, e preocupava-se com sapatos. Preocupava-se com nuvens, e chuva, e pássaros gigantes… O pai tentava ajudá-lo… A mãe também o tentava ajudar… Mas o Billy continuava preocupado… até que, por fim, foi contar à avó… E também ela, quando era da idade dele, se preocupava assim... Então, a avó foi até ao quarto e voltou com qualquer coisa na mão: os bonecos das preocupações. Será que a avó vai conseguir ajudar o Billy a ultrapassar os seus medos? Será ela a dar-lhe o remédio para tanto desassossego? Os bonecos das preocupações são de facto o símbolo deste álbum que abre assim a porta para outra cultura. Há muito que as crianças da Guatemala os fabricam com palitos, retalhos de tecido e fios. Quando vão dormir, contam-lhes as suas preocupações e põem-nos debaixo da almofada, de forma a acordarem tranquilas no dia seguinte.
Inês da Fonseca Jacarandá 2023 | 9789899125445 | 48 pp. O Amor é todas as coisas boas e eu vejo-o em todo o lado. É todos os momentos pequeninos que me deixam feliz. Um livro em que se celebra o AMOR e tudo o que ele nos dá. Escrito e ilustrado por Inês da Fonseca, autora do livro Animaginário.
Rocio Bonilla Jacarandá 2023 | 9789899167155 | 40 pp. A Minimoni adora passear com o seu cão, o Max, com quem se entende às mil maravilhas. A única coisa que não compreende são os adultos e toda a sua conversa sobre o amor. Dizem que o amor é mil e uma coisas: é forte e capaz de mover montanhas e, ao mesmo tempo, é delicado e está nas pequenas coisas. Mas se o amor não se pode ver, nem tocar, nem pintar… como se pode saber o que é? A ilustração deste livro teve o apoio do Instituto Ramon Llull.
Quino Iguana 2025 | 9789895835072 | 112 pp. Quem conhece a Mafalda sabe que Quino nunca a poria a falar sobre temas relacionados com princesas ou a discorrer sobre as obsessões amorosas que muitas vezes associamos à imaginação de uma rapariga. Para a Mafalda,o amor tem muito mais que ver com amizade, compaixão, empatia e solidariedade, com amor pelos outros, amor-próprio e amor pelas pequenas coisas da vida. O amor é a Mafalda a interessar-se pela paz, pela humanidade e pelo conhecimento, ou a perguntar como pode pôr um penso no seu coração depois de ver crianças órfãs na rua. É o Filipe a fingir que, com o fato de Cavaleiro Solitário, é capaz de resolver todos os seus medos e inseguranças. É o Manelito a acariciar o mealheiro onde esconde as suas moedas, mas também os seus sonhos para o futuro. É a Susanita a desejar — além de casar com um médico e ter muitos filhos — ser uma boa…
Rachel Caiano e Ricardo Fonseca Mota Livros Horizonte 2025 | 9789722421331 | 32 pp. Afinal, o que é o Tempo? Esta é a história sobre a vida do Tempo: de onde veio, como é,onde o podemos encontrar e como se relaciona com as pessoas.Esta criatura pode até ser misteriosa, mas uma coisa é certa: o Tempo nunca para.Tic, tac, tic, tac.Numa linguagem poética conta-nos como o Tempo se transformou num rei tirano e doente e mostra-nos de que maneira o podemos ajudar . Um livro ilustrado por Rachel Caiano.O conto Salvar o Tempo foi criado numa residência literária na aldeia do Vale da Ursa (Proença-aNova), em 2022.
Joana Gama Editora Flâneur 2025 | 68 pp. “Tudo está em tudo”, disse o filósofo grego Anaxágoras. Por isso, falar em árvores é falar em pessoas, e falar em pessoas, é falar em árvores. As árvores, seres aparentemente silenciosos e imóveis, estabelecem muitas relações, sem as quais não viveriam e sem as quais nós não poderíamos viver. Também ajudam os pássaros e os cogumelos e, através deles, expandem-se por quilómetros e quilómetros, de uma forma difícil de imaginar. A propósito deste trio – árvores, pássaros e cogumelos -, podemos falar sobre muita coisa… Já agora: se tudo está em tudo, onde é que entra o toy piano? Assim começa o espectáculo “Pássaros & Cogumelos”, escrito e interpretado pela pianista Joana Gama, que deu origem a este livro. Ilustrado pelo Estúdio Lavandaria, nele também cabem várias músicas para toy piano do compositor João Godinho, disponíveis através de código QR.
Dina Mendonça, Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso Planeta Tangerina 2024 | 9789899061286 | 164 pp. Onde é que nós íamos? Sobre a importância e o prazer de conversar Já te aconteceu, em conversas com amigos, contarem as mesmas histórias vezes sem conta? Conversar pode ser só isso: revisitar lugares antigos com alguém. Mas uma conversa — mesmo quando parece que não estamos a dizer nada de novo — pode levar-nos também a lugares onde nunca tínhamos estado antes, lugares onde chegámos simplesmente porque continuámos juntos. Este livro traz algumas perguntas para a mesa da conversa. Por exemplo: como podemos criar esse espaço de conversa quando ele ainda não existe? Por que é tão fácil conversar com umas pessoas e mais difícil com outras? Conversar faz parte de sermos humanos, e a forma como conseguimos comunicar é uma parte muito importante de nos sentirmos bem com o mundo. Conversar não resolve tudo, mas é fundamental para fazermos o caminho em conjunto.
Oliver Jeffers Orfeu Mini 2024 | 9789899071810 | 120 pp. Ainda estamos aqui, nesta terra firme, onde sempre temos estado. Na verdade, o que mais queremos é termo-nos uns aos outros. Recomeçar é um livro de um pai para os seus filhos, mas também de um artista e activista. Parte de perguntas simples para incentivar uma reflexão conjunta: Onde começámos? Para onde queremos ir? É uma tomada de consciência sobre a realidade humana e as histórias que lhe dão sentido. Para construirmos um futuro por um propósito e por amor. Para que não precisemos de um «eles» para sermos «nós», pois é o que somos. Da série AQUI ESTAMOS NÓS, uma leitura importante e para todas as idades.
Beatrice Alemagna Orfeu Mini 2024 | 9789899071926 | 40 pp. Num dia de verão, ela passou por ali, mesmo ao lado dos pés do Sebastião. Uma menina tentou apanhá-la, como se apanha uma mosca. Um senhor mais velho encontrou-a dentro de um floco de neve. Por vezes, tentamos consegui-la com dinheiro ou fechá-la numa caixa. Mas é impossível retê-la. Ela ali esteve, aninhada mesmo à frente do nosso nariz. Encontramo-la nos cheiros, nos olhares. Nos braços das outras pessoas. É preciosa, fugaz, invisível e gigantesca. O que será?
Luís Leal Miranda e Carolina Celas Orfeu Mini 2024 | 9789899071438 | 56 pp. E quando ninguém está a ver... o que fazem as nossas coisas? Imagina um guarda-chuva que despe as varetas e serve de bengala, um cabide-bumerangue e um bando de chapéus a dançar! Neste livro, há clipes que fazem ioga e peúgas a inventar histórias. As coisas que as coisas fazem quando ninguém está a ver podem ser um verdadeiro quebra-cabeças. E assim se acaba o sossego, para os objectos e para nós... Não vos parece? Absurdo e divertido, este álbum é um poema extravagante e um ensaio visual sobre o poder da nossa imaginação.
Marie Le Cuziat e Hua Ling Xu Orfeu Mini 2024 | 9789899071964 | 32 pp. Irmãos é ser parecidos, ou não o ser de todo. É afastar-se para melhor se juntar. Ari e Rey são irmãos. Ari, moreno como o café, caminha tranquilamente, observa, desenha. Rey, loiro como o trigo, trepa, dança, levanta voo. São tão diferentes que as pessoas ficam na dúvida, dizem «É impossível! Aqueles dois não podem ser irmãos!» Mas Ari e Rey sabem que ser irmãos é estar com, ou estar ao lado. É compreender-se um ao outro, mas também opor-se. Irmãos é algo frágil, algo poderoso. E Ari e Rey são irmãos. Para sempre. Um álbum arrebatador, delicado e terno que relembra as aventuras e o cheiro a maresia dos longos dias de Verão.
Carson Ellis Orfeu Mini 2024 | 9789899071780 | 40 pp. Onde é a tua casa? E onde estás tu? Para uns, casa é no campo. Para outros, é um apartamento na cidade. Existem casas altas e casas baixas, casas minimalistas e casas eclécticas. As abelhas vivem em colmeias. Já o guaxinim gosta de árvores ocas. Neste livro há casas aquáticas, casas com rodas e até casas na Lua! Acreditam? Uma viagem pelo mundo, entre a realidade e a fantasia, em busca das muitas formas de nos sentirmos em casa, pela premiada ilustradora Carson Ellis.
Christian Robinson, Mac Barnett Orfeu Negro 2023 | 9789899071582| 40 pp. Um jogo de vinte perguntas, divertidas e inteligentes, sem resposta certa ou errada. Porque está o elefante tão chateado? O que esconde o rapaz atrás das costas? Onde será que os bandidos esconderam o tesouro? A solução está nas imagens e na imaginação de cada um. Reúne os amigos e desafia os professores. As respostas vão surpreender-vos! Curiosidade e possibilidades sem fim, num jogo que vai cativar todas as gerações.
Jan Klassen Orfeu Negro 2023 | 9789899071551 | 112 pp. Uma noite, a meio da noite, quando toda a gente dormia, Otília finalmente fugiu. Correu sem parar, por entre as árvores e pelos montes, durante muito tempo. De repente, à sua frente, avistou uma casa muito grande e muito velha. A casa tinha um único habitante: uma caveira solitária, que todas as noites recebia uma visita assustadora... Um conto tirolês macabro e delicado, no estilo inconfundível de Jon Klassen, sobre medo, amizade e coragem.
João Pedro Mésseder, Rachel Caiano Editorial Caminho 2023 | 9789722132244| 48 pp. A casa da luz elétrica será a escuridão? E a areia sem-abrigo terá ela casa? Os livros possuem segunda habitação, de férias? E uma casa feita de cabelo, existe? Quando é que a bruxa má perde a casa? E o vampiro, muda às vezes de morada? Haverá coisa ou pessoa que não precise de casa, casinha ou casarão? Casario não falta neste livro de prosas pequeninas que desafia a pensar, e onde a diversão e a poesia dão as mãos.
María José Arce Letelier, Silvia Lazzarino Binelli Kalandraka 2023 | 9789893518106 | 48 pp. Um livro informativo rigoroso e surpreendente que aborda o sono como uma forma de descanso tão diversificada como a própria natureza! Um sono cheio de suspense, surpresas e estranhezas. Em “Sono animal” poderão de facto encontrar-se as mais inusitadas formas de descanso de aproximadamente trinta animais. Um pássaro que apaga metade do seu cérebro enquanto voa, uma mosca que aproveita para descansar na sua flor favorita ou um pequeno peixe que, vendo chegar a hora de dormir, cobre o seu corpo com areia, enterrando-se no fundo do mar… Alguns adormecem por escassos minutos, enquanto outros se alongam copiosamente no tempo. Há também aqueles que o fazem em grupos ou aqueles que se refugiam isoladamente... Um álbum cujo minucioso conteúdo científico se vê enriquecido por umas belíssimas e detalhadas ilustrações a aguarela!
Liisa Kallio Lilliput 2023 | 9789896238353 | 40 pp. Um elogio à singularidade da vida e às caraterísticas que nos unem a todos. Este livro foi escrito para cada um de nós. Por vezes estamos tristes, outras vezes alegres, há pessoas mais fortes, outras mais frágeis, todos os sentimentos e caraterísticas têm um lugar. Todos somos únicos. São muitas as diferenças que nos separam, mas são igualmente muitas as semelhanças que nos aproximam. Escrito e ilustrado por Liisa Kallio, artista finlandesa cujo talento ultrapassou fronteiras, este livro mostra aos mais pequenos, através da sua arte tão calorosa, a simplicidade e importância com que devemos abordar grandes questões da Humanidade. Afinal, todos somos iluminados pelo mesmo Sol e pela mesma Lua.
Marion Kadi Fábula 2023 | 9789897849619 | 48 pp. Um velho leão morre na savana. Ao ver-se sozinho, o seu reflexo parte rumo à cidade, onde conhece uma menina tímida, chamada Henriqueta, e decide tornar-se o reflexo dela. Quando se vê com o reflexo de um leão, a Henriqueta sente-se cheia de força. Perde o medo de participar nas aulas e diverte-se a valer. Só que, no dia seguinte, o reflexo do leão pinta a manta na escola, colocando a Henriqueta em apuros. A menina resolve, então, procurar o seu antigo reflexo e encontra-o escondido num pequeno espelho. Mas será possível viver com dois reflexos?