Madeleine Pereira ASA 2025 | 9789892363943 | 176 pp. "Ei, Madeleine, é óbvio que você é portuguesa, você até tem Pereira no apelido." Constantemente trazida de volta às suas origens, o conhecimento de Madeleine sobre Portugal limita-se a Cristiano Ronaldo, piadas xenófobas sobre o Guesh e a língua, mesmo assim, algo que o seu pai lhe transmitiu. Mas este último, chegou a França aos doze anos, recusou-se a vida toda a falar do seu país natal e da sua infância sob a ditadura... Como resultado, Madeleine mal sabe que Salazar era um ditador e não apenas um bruxo malvado em Harry Potter. Porém Madeleine sente uma necessidade profunda de se reconectar com suas raízes, e se seu pai não quiser ajudar, então ela terá de procurar respostas em outro lugar. Começando pelos muitos amigos, imigrantes portugueses, que têm. Da região de Paris a Lisboa, Madeleine vai recolhendo as suas histórias de vida. Aos poucos, traça o fio da história de Portugal e,…
Joana Estrela Chili Com Carne 2025 21º volume da Mercantologia, colecção dedicada à reedição de material perdido do mundo dos zines. Editado por Marcos Farrajota e publicado pela Associação Chili Com Carne no âmbito da comemoração da primeira edição desta obra, lançada originalmente pela Plana Press em 2014. A edição teve uma reedição pela autora, ambas redigidas em inglês. ... O design do livro foi replicado da edição original desenhada por Luís Camanho e Ana Isabel Carvalho. Inclui um excerto traduzido do prefácio da primeira edição de Anna Shepperd e novo prefácio de Paulo (Livraria Aberta) - que reproduzimos aqui. "Joana, Do ativismo, como não raro de eventos culturais, só tende a ficar uma vaga memória coletiva ou, pior, uma frase numa cronologia. Lembramo-nos dos anos, das causas e das grandes conquistas, quando as há, mas não do cartaz que desenhaste ou das reuniões noite dentro. A não ser, claro, na história oral das pessoas envolvidas. Quantas feiras de livros e exposições…
Quino Iguana 2025 | 9789895835072 | 112 pp. Quem conhece a Mafalda sabe que Quino nunca a poria a falar sobre temas relacionados com princesas ou a discorrer sobre as obsessões amorosas que muitas vezes associamos à imaginação de uma rapariga. Para a Mafalda,o amor tem muito mais que ver com amizade, compaixão, empatia e solidariedade, com amor pelos outros, amor-próprio e amor pelas pequenas coisas da vida. O amor é a Mafalda a interessar-se pela paz, pela humanidade e pelo conhecimento, ou a perguntar como pode pôr um penso no seu coração depois de ver crianças órfãs na rua. É o Filipe a fingir que, com o fato de Cavaleiro Solitário, é capaz de resolver todos os seus medos e inseguranças. É o Manelito a acariciar o mealheiro onde esconde as suas moedas, mas também os seus sonhos para o futuro. É a Susanita a desejar — além de casar com um médico e ter muitos filhos — ser uma boa…
António Jorge Gonçalves Orfeu Negro 2023 | 9789899071599 | 144 pp. Um diário gráfico cheio de humor, pastéis de nata, trotinetas e turistas. Podia ser qualquer outra capital, mas é Lisboa. Nos últimos anos, a pacata cidade branca mal se reconhece na profusão dos visitantes: das longas filas do eléctrico 28 aos ajuntamentos à beira-Tejo, do lotado Elevador de Santa Justa aos miradouros apinhados de tuk-tuks e roulottes, lá vai Lisboa, a doida, de selfie apontada e sorriso em esgar. Com ironia e lente de antropólogo, o ilustrador, performer visual e cartoonista António Jorge Gonçalves observa expressões e trajectórias e surpreende-nos com a nova configuração da capital.
María Hesse Iguana 2023 | 9789897848056 | 168 pp. Desde o aparecimento dos primeiros mitos, o universal tem sido narrado pelos homens, essa visão masculina que definiu o mundo, que nos disse como deveríamos ser puras, dóceis, amorosas — e que alertou sobre o perigo das mulheres más, quer fossem górgonas vingativas, madrastas cruéis, Pandoras problemáticas ou Evas imprudentes a carregar a culpa do nosso destino. Numa versão muito pessoal, María Hesse apresenta-nos outra visão sobre estas princesas passivas, bruxas perversas, mães maldosas, femmes fatales, loucas apaixonadas e personagens secundárias perfeitas. De Madame Bovary a Sarah Connor, de Joana, a Louca, a Yoko Ono ou de Helena de Troia a Monica Lewinsky, a autora reivindica a necessidade de encontrar novos referentes, novas leituras da História e a inspiração para que cada mulher possa ser aquilo que quiser num mundo em constante mudança.
Miguel Rocha A Seita 2022 | 9789895334964 | 206 pp. "Não se ponha agora com medos. Estes são os territórios virgens! Iremos encontrar toda a espécie de bichos inimagináveis..."
Luci Gutiérrez Orfeu Negro 2021 | 9789899071148 | 196 pp. Uma das obras mais pessoais da ilustradora Luci Gutiérrez, Manual de Auto Defesa é a grande novidade de 2021 na colecção Casimiro. Com um olhar provocador e irónico, Luci explora neste manual os seus medos mais íntimos e põe a nu o ridículo e a mesquinhez que atravessam os nossos dias. Humor negro não falta!
Olga Tokarczuk Fábula 2020 | 9789896689339 | 48 pp. Era uma vez um homem que vivia tão apressado que, sem dar por isso, perdeu a alma. Continuava a andar, a dormir, a comer, a trabalhar e até jogava ténis. Mas, às vezes, tinha uma sensação estranha. Um dia sentiu dificuldade em respirar e deixou de saber quem era. Depois de uma consulta médica, tomou uma decisão que lhe mudou a vida. A Alma Perdida é uma obra-prima de duas importantes autoras polacas premiadas: Olga Tokarczuk, vencedora do Prémio Nobel de Literatura e do Booker Prize (2018), e Joanna Concejo, vencedora do Livro do Ano pelo IBBY (2013) e Menção Especial do Bologna Ragazzi Award (2018). Traduzido do polaco por Teresa Fernandes Swiatkiewicz. Reflexão profunda e comovente sobre a capacidade de cada um de viver em paz consigo e permanecer paciente e atento ao mundo. Com ilustrações de alto valor artístico, com pistas subtis que o leitor pode pesquisar de uma página para…
Lob e Rochette Levoir 2020 | 9789896828646 | 176 pp. Percorrendo a imensidade branca de um inverno eterno e gelado, de um extremo ao outro do planeta, circula um comboio que nunca para. É o Expresso do Amanhã com mil e uma carruagens, é o último bastião da civilização! «Um clássico de culto da Ficção Científica distópica.»
Lob e Rochette Levoir 2020 | 9789896828639 |128 pp. Percorrendo a imensidade branca de um inverno eterno e gelado, de um extremo ao outro do planeta, circula um comboio que nunca para. É o Expresso do Amanhã com mil e uma carruagens, é o último bastião da civilização! «Uma das melhores bandas desenhadas de ficção científica alguma vez criada.» The Independent
María Hesse Suma de Letras 2020 | 9789896659592 | 160 pp. Delicado e visceral, como o prazer que exalta: assim é este livro, o mais íntimo e pessoal de María Hesse. Nele, conta-nos como foi o seu caminho para o despertar da sexualidade, um caminho tortuoso semeado de culpa, vergonha e ignorância, que ultrapassou graças a uma curiosidade insaciável e ao exemplo sábio de mulheres que souberam explorar o mistério e o poder da sensualidade, que enfrentaram os preconceitos do seu tempo, que deram um nome àquilo que não tinha nome e pavimentaram e iluminaram a rota do prazer para que outras a pudessem percorrer mais facilmente.
Brian Azzarello/Maria Llovet G. Floy Studio 2020 | 9788366589124 | 160 pp. Faith gosta de fingir que percebe de magia. Os amigos dela acham piada - e um pouco esquisito, claro - mas faz parte do charme dela, e da sua busca meio louca de propósito num mundo que faz demasiado sentido. Faith acredita mesmo, sabe que tem dentro dela algum tipo de poder. E, claro, ela tem razão... Simplesmente foi preciso que ela esperasse que essa magia, essa tentação, esse algo desconhecido, a encontrasse... Resumindo, Faith está infernalmente aborrecida - e o Inferno percebeu... Uma representação da fé, do sexo, e do Diabo na tradição da Divina Comédia. Numa narrativa que combina drama urbano e manipulação sobrenatural, quem sabe demoníaca, somos apresentados à protagonista, Faith, que cai sob a alçada de forças externas a si própria, quase irresistíveis, que a manipulam como se ela fosse apenas a sua marionete existencial. A queda de Faith nesse turbilhão de magia negra arrasta o…
Craig Thompson Devir 2003 | 9789895591992 | 592 pp. História autobiográfica que conta a história da infância de Craig Thompson, do seu primeiro amor e juventude. A narração estabelece uma ligação magistral entre palavras, imagens e silêncios, que nos agarra enquanto lemos e fica connosco depois de pousar o livro. Livro vencedor de três Harvey Awards 2004: Melhor Artista, Melhor Álbum Gráfico de Trabalhos Originais e Melhor Cartoonista; e de dois Eisner Awards: Melhor álbum Gráfico, Melhor Argumentista/Artista. Foi distinguido pelo Festival Amadora BD como Melhor Álbum Estrangeiro, em 2012.
Nicolas Barral Levoir 2020 | 9789896828745 | 168 pp. Lisboa, 1968. Salazar acabava de cair da cadeira, durante umas férias no Forte de Santo António do Estoril. Fernando Pais, um jovem médico que levava uma vida tranquila, é contratado para tratar dos prisioneiros da PIDE após os interrogatórios. ao ser confrontado com a dura realidade da ditadura, Fernando percebe que não pode continuar a ignorar o que se passa em seu redor e que tem de decidir de que lado da barricada quer estar.
Brian K. Vaughan Devir 2019 | 9789895594566 | 128 pp. Na maior e mais estranha das aventuras de Paper Girls até ao momento, Tiffany e as suas colegas distribuidoras de jornais são atiradas dos tempos pré-históricos para o ano 2000, onde finalmente conseguem obter algumas respostas para aquilo que se está a passar.
Brian K. Vaughan Devir 2019 | 9789895594405 | 128 pp. Erin, Mac e Tiffany, distribuidoras de jornais, conseguem finalmente reunir-se, no passado pré-histórico, com KJ, a sua amiga há muito perdida. Aí descobrem as origens secretas das viagens no tempo e dispõem-se a usar todos os meios necessários para voltar para casa.
Brian K. Vaughan Devir 2018 | 9789895594252 | 128 pp. Depois de sobreviver à noite mais estranha das suas vidas, no subúrbio de Cleveland, as intrépidas entregadoras de jornal, Erin, Mac e Tiffany são arremessadas do ano de 1988 para o distante e assustador futuro… no ano de 2016.
Ray Bradbury e Tim Hamilton Relógio d`Água 2021 | 9789897830723 | 168 PP. Fahrenheit 451 é a adaptação da clássica distopia de Ray Bradbury a romance gráfico, pela mão de Tim Hamilton. A história é a que conhecemos: Guy Montag é bombeiro, numa sociedade em que os bombeiros estão encarregados de destruir pelo fogo a mais ilegal das comodidades, os livros, bem como as casas que os albergam. As ilustrações de Hamilton dão uma energia electrizante ao clássico de Bradbury, que autorizou e prefaciou esta adaptação.
Filipe Melo e Juan Cavia Companhia das Letras 2021 | 9789897842825 | 320 PP. A vida de Julien Dubois, pianista de sucesso, confunde-se com a história da Europa do século XX. Desencantado e misantropo, vive a reforma numa velha mansão, com um gato e uma governanta por companhia. Um dia, é visitado por uma jovem jornalista que o incita a contar a sua verdadeira história. Nas paredes da casa, saturadas de fumo de cigarro e de velhas memórias, ressoa a confissão de uma vida feita de rivalidade, desamor e arrependimento. Balada para Sophie é uma deslumbrante novela gráfica de uma das duplas mais consagradas da Banda Desenhada em Portugal.
André Coelho Bestiário | 2021 Um álbum gráfico, a preto e branco, onde André Coelho nos deixa antever uma abstracta narrativa em que edifícios, paisagens e corpos aguentam a sua perene sobrevivência de teor distópico e pós-humano. Dito de outra maneira: traço e deslembramento, poética da memória. Capa Dura 215 x 320 x 16 mm 176 pp.