Psiquiatria Lenta

14.00

João G. Pereira

Taiga

2024 | 9789895376360 | 120 pp.
O presente livro é composto por 19 crónicas – 5 inéditas e 14 resultantes de uma colaboração entre o autor e a plataforma independente de jornalismo, cultura e educação O Gerador – e um exemplo clínico.
O autor analisa criticamente a forma como o modelo industrial de Saúde Mental se organiza actualmente, assente na tecnocracia, individualismo e hierarquia. O que sugere é uma contracultura, a que corresponde uma psiquiatria mais profunda, e como tal mais dialógica, flexível e tolerante à incerteza, em que os princípios do diálogo aberto, de comunidade e de horizontalidade assumem importância central.
Pioneiro na implementação da Psiquiatria Lenta e do Open Dialogue em Portugal, João G. Pereira recorre muitas vezes à sua experiência clínica para realçar a forma como estes princípios podem aplicar-se na organização dos serviços de saúde mental e no exercício da psiquiatria, promovendo uma sociedade e relações mais democráticas.
Além de indicado a quem trabalhe na área da saúde mental, este livro terá certamente interesse para quem veja a loucura como um constructo complexo, humano e universal, enquanto o actual conceito de doença mental parece potenciar formas de discriminação, ou divisões acentuadas entre saudáveis e doentes.
Categoria: