O Firmamento é Negro e Não Azul – A vida de Luiz Pacheco
€22.20
António Cândido Franco
Quetzal Editores
2023 | 9789897227981 | 528 pp.
Luiz Pacheco nasceu em 1925, em Lisboa. Filho único de uma família da classe média, desde cedo manifestou enorme talento para a escrita; estudou no Liceu Camões e frequentou episodicamente o curso de Românicas em Lisboa, que abandonou para trabalhar na Inspeção-Geral dos Espetáculos, de onde se demitiu ao fim de pouco tempo. Tinha 21 anos. Nunca teve meios regulares de subsistência para sustentar uma família crescente, chegando a viver de esmolas ou donativos ocasionais, hospedando-se em quartos alugados, sempre com moradas incertas.
Aos 25 anos fundou a Contraponto, editora onde publicou autores como José Cardoso Pires, Mário Cesariny, Natália Correia ou Herberto Helder. Foi um exemplo de sarcasmo vivo e amargo, polemista temível e temido, intriguista e generoso, inconformista e incómodo. Nos últimos anos, doente, passou por lares de idosos e morreu em Janeiro de 2008. Modelo comum do «escritor maldito», a sua vida transformou-se ela própria em assunto literário, cheia de lendas que o próprio alimentava e que o livro de António Cândido Franco revisita, investiga, redescobre e amplia.
«A sua inteligência era um raio nas trevas deste país adormecido.»
Pedro Paixão «Um dos escritores mais importantes do século XX português, um dos grandes estilistas da literatura portuguesa.»
Rui Zink