O Firmamento é Negro e Não Azul – A vida de Luiz Pacheco

22.20

António Cândido Franco

Quetzal Editores

2023 | 9789897227981 | 528 pp.
Luiz Pacheco nasceu em 1925, em Lisboa. Filho único de uma família da classe média, desde cedo manifestou enorme talento para a escrita; estudou no Liceu Camões e frequentou episodicamente o curso de Românicas em Lisboa, que abandonou para trabalhar na Inspeção-Geral dos Espetáculos, de onde se demitiu ao fim de pouco tempo. Tinha 21 anos. Nunca teve meios regulares de subsistência para sustentar uma família crescente, chegando a viver de esmolas ou donativos ocasionais, hospedando-se em quartos alugados, sempre com moradas incertas.

Aos 25 anos fundou a Contraponto, editora onde publicou autores como José Cardoso Pires, Mário Cesariny, Natália Correia ou Herberto Helder. Foi um exemplo de sarcasmo vivo e amargo, polemista temível e temido, intriguista e generoso, inconformista e incómodo. Nos últimos anos, doente, passou por lares de idosos e morreu em Janeiro de 2008. Modelo comum do «escritor maldito», a sua vida transformou-se ela própria em assunto literário, cheia de lendas que o próprio alimentava e que o livro de António Cândido Franco revisita, investiga, redescobre e amplia.

«A sua inteligência era um raio nas trevas deste país adormecido.»
Pedro Paixão «Um dos escritores mais importantes do século XX português, um dos grandes estilistas da literatura portuguesa.»
Rui Zink

Categoria: