Beira(s) – Imagens do Ambiente Natural e Humano na Literatura de Ficção

18.00

Vários Autores

Colibri

2024 | 9789895661176 | 340 pp.
BEIRA[S]. Dos baixios litorais à suprema altitude interior. A(s) Beira(s) do tesouro botânico da Mata da Margaraça, dos esteiros navegáveis da laguna de Aveiro, das areias da Gândara; da economia do granito e do xisto, dos vinhos e frutos da Cova da Beira, da fortuna hídrica que resiste ao novo tempo. O centro de Portugal continental tem no Mondego o seu “fulcro” e “pulsa-lhe o coração” na imensidade rochosa da lã e da neve. E uma teia de ressonâncias desse ambiente biofísico e humano permeia o acervo de títulos da ficção literária portuguesa.
Que valor tem a nossa literatura ficcional enquanto celeiro imaterial da memória das Beiras? Que imagens desse património nos legaram os escritores nos seus romances, contos e novelas? Como podem as suas páginas acender a consciência ecológica, geográfica e climática nos leitores de hoje?
As investigadoras Ana Cristina Carvalho (Universidade Nova de Lisboa) e Cristina Costa Vieira (Universidade da Beira Interior) reuniram em torno destas questões 18 investigadores, numa cooperação autoral e institucional consagrada às Beiras, firmada na análise de 41 obras de ficção de 15 escritores da Literatura Portuguesa.
[ANA CRISTINA CARVALHO (dir. da coleção)]
Categoria: