• Foldulogia Oto-Ocular Quick View
    • Foldulogia Oto-Ocular Quick View
    • Foldulogia Oto-Ocular

    • 8.00
    • Adicionar
    • ,
    • Saguenail Contracapa 2024 | 148 pp. “Em ‘Foldulogia Oto-ocular’, Saguenail vê o cinema (e os filmes) num momento de impasse, onde as redefinições digitais da receção põem em causa a função do cinema enquanto agregador e transfigurador social. Como ser um verdadeiro espectador e não apenas um consumidor de imagens? Como ser um verdadeiro cinéfilo e não um mero replicador publicitário? Como ver o cinema enquanto expressão artística e não como vã acumulação informativa? Como encarar o cinema enquanto força disruptiva e revolucionária e não como mais uma manifestação da cultura de massas? Como fazer de cada elemento do público um crítico? E de cada projeção uma reunião? E de cada filme uma obra participativa e aberta?”
  • Filmes são Histórias, o Cinema é o Modo de as Filmar Quick View
    • Filmes são Histórias, o Cinema é o Modo de as Filmar Quick View
    • Filmes são Histórias, o Cinema é o Modo de as Filmar

    • 15.00
    • Adicionar
    • João Botelho Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema 2022 | 9789726192961 | 216 pp. Organização de António Rodrigues & João Botelho • 2022 Cinemateca Portuguesa 216 pgs • Textos de José Manuel Costa, João Botelho, Antonio Rodrigues, Olivier Assayas, Fernando Cabral Martins, Bernardo Pinto de Almeida e Fernando Cabral Martins • Extensa entrevista de António Rodrigues ao realizador • Filmografia e calendário das sessões • Texto de JB sobre a sua carta branca • Grafismo de João Botelho & Nuno Rodrigues da Costa • PVP 15€ • Linha de Sombra • Cinemateca Portuguesa. “Um cinema que impõe o fabricado, o artifício que é encenado, como acontecimento verdadeiro diante dos nossos olhos não é um grande cinema. Perante a “coisa” premeditada, organizada, enfim, manipulada, o ideal de verdade desaba. Tornar claro o obscuro é afirmar sempre desde os primeiros fotogramas que se trata de um espectáculo, bom ou mau que ele seja. Ver e ouvir (mesmo no mudo, as notas de um piano ou até…
  • Perseverança Quick View
    • Perseverança Quick View
    • Perseverança

    • 15.00
    • Adicionar
    • Serge Daney The Stone and the Plot 2022 | 9789895380602 | 148 pp. "Quanto à situação actual no país do Cinema, este não é suficientemente vital para produzir algo comparável com o passado. Havia um império, é certo, mas isso permitia ao embaixador Eisenstein jogar ténis com Chaplin. Houve uma guerra mundial, mas isso permitiu que Buñuel e Ivens, sentados em Hollywood, escrevessem um guião para Garbo. Mais perto de nós, quando Fassbinder retomou Sirk, quando Godard falou com Lang, ou Glauber Rocha passou um raspanete post mortem a Pasolini, havia um país, porque havia verdadeiros habitantes que falavam a mesma língua. Essa era a beleza dos “novos cinemas” dos anos sessenta e também ela se evaporou. Os melhores cineastas actuais não são verdadeiramente “irmãos”, estão antes confrontados com o definhamento das suas margens de manobra que faz com que se pareçam uns com os outros, mas não como irmãos, nem sequer como rivais. Isto só existe durante festivais, e Cannes, por…
  • Diálogos Quick View
    • Out of Stock
      Diálogos Quick View
    • Diálogos

    • 14.00
    • Ler mais
    • Marguerite Duras e Jean-Luc Godard Sr. Teste Edições 2022 A propósito de Godard, recordamos este livro lançado em julho pela editora Sr. Teste e que reúne três diálogos entre o cineasta e a também cineasta e escritora Marguerite Duras. A partir da conversa amigável entre duas das figuras mais emblemáticas da cultura francesa, desenrola-se uma importante reflexão sobre a relação entre a literatura e o cinema, a escrita e a imagem.
  • Se Confinado um Espectador – O Cinema como Metamorfose da Experiência Interior Quick View
    • Se Confinado um Espectador – O Cinema como Metamorfose da Experiência Interior Quick View
    • Se Confinado um Espectador – O Cinema como Metamorfose da Experiência Interior

    • 15.00
    • Adicionar
    • ,
    • José Bogalheiro Documenta 2022 | 9789895680252 | 112 pp. Os textos que agora se reúnem em livro foram originalmente publicados, com periodicidade mensal, a partir de Novembro de 2020, no site de cinefilia À Pala de Walsh, sob a forma de crónicas a que, numa variação tomada de empréstimo em Italo Calvino, foi dado o título genérico de «Se Confinado Um Espectador». Nos mesmos foram-se constituindo umas tantas propostas de reflexão, hipóteses em aberto, investigações subterrâneas sobre formas de vida cinematográfica que a condição de espectador em tempo de pandemia convocou, formuladas que foram no encalço de uma ideia de «cinema como metamorfose da experiência interior». Se é verdade que durante o confinamento o recurso à ficção e, mais genericamente, à cultura pôde demonstrar até que ponto há uma tão grande dependência da ficção e teria mesmo tornado mais fácil explicar porque é que a cultura é absolutamente necessária para todos, tal não impediu que, ao mesmo tempo, se produzisse uma bem visível retracção dos consumidores na frequentação…
  • C de C Quick View
    • C de C Quick View
    • C de C

    • 14.00
    • Adicionar
    • Cristina Fernandes Flop 2022 | 288 pp. C de C é o livro que esperamos anos para poder editar. Na verdade, foi para editar este livro que a FLOP nasceu. Depois, a história deu várias voltas e agora, finalmente, o livro está pronto para encontrar os seus leitores. C de C é o livro que reúne os textos mais raros e originais de Cristina Fernandes sobre cinema, mas também sobre literatura, música, frutas e legumes, viagens de autocarro, jardins públicos, filosofia, artes plásticas, alegrias e angústias, sonhos e memórias.
  • Reflexões de Um Cineasta Quick View
    • Reflexões de Um Cineasta Quick View
    • Reflexões de Um Cineasta

    • 16.90
    • Adicionar
    • ,
    • Serguei Eisenstein BookBuilders 2020 | 9789898973146 | 336 pp. Eisenstein escreve sobre cinema, as suas teorias, os seus contemporâneos (realizadores e actores) e sobre si. Quem tiver lido algum ensaio escrito por Eisenstein sabe que, para além do seu talento como realizador, é também um escritor, um pensador e um grande contador de histórias. Nestas suas reflexões traduzidas a partir do francês pelo também realizador José Fonseca e Costa, igualmente autor do estudo introdutório que as precede, Eisenstein fala de si e do grande écran, escreve sobre a sua visão acerca do que deve ser o cinema, reabilita a importância desta arte então ainda muito recente, conta histórias, compara-se com os seus contemporâneos, reflecte sobre a cor e o som, exalta Chaplin, Prokofiev ou simplesmente gente mais anónima com que trabalhou de perto, numa obra que é um marco fundamental da história e da teoria da sétima arte. Cruzando o pensamento crítico com a memória e a experiência pessoal, Eisenstein escreve de forma…
  • O Cinema Não Morreu Quick View
  • Ozu Quick View
    • Ozu Quick View
    • Ozu

    • 20.00
    • Adicionar
    • ,
    • Donald Richie The Stone and The Plot 2020 | 304 pp. O primeiro grande estudo da obra de Yasujiro Ozu no ocidente e, à sua data, o mais completo. Donald Richie reconstrói cronologicamente o processo de criação do cineasta japonês, analisando primeiro a escrita do argumento, depois a fase de rodagem e, por fim, a montagem. Em cada um destes capítulos, fotogramas, fotografias de cena e de trabalho, e, acima de tudo, fotografias de argumentos e desenhos originais durante a fase de escrita ilustram as ideias de Richie.O último capítulo, filmografia biográfica, dá-nos também o retrato de Ozu enquanto ser humano. Assim “Ozu”, de Donald Richie, é a vida e obra de Yasujiro Ozu.