Apresentação do livro "O Fim dos Estados Unidos da América".

Apresentação do livro "O Fim dos Estados Unidos da América".
de Gonçalo M. Tavares

Depois de “Uma Viagem à Índia”, “O Fim dos Estados Unidos da América” é a nova epopeia de Gonçalo M. Tavares.
O Fim dos Estados Unidos da América é uma epopeia, satírica e distópica, que começa com a enigmática entrada da peste nos Estados Unidos da América.

Ted Trash, fascista, extremista de direita, e Left Wing, extremista de esquerda, serão os responsáveis por uma segunda guerra civil no país. Pobres e ricos terão problemas entre si, e não serão poucos.

No meio disto está Bloom, o herói da epopeia, que terá um destino terrível, mas tentará, até ao fim, salvar a América, tendo sempre na cabeça a imagem de uma bela mulher, a mexicana La Rosa, que um dia conheceu num estádio.

São várias as personagens desta epopeia. Johnston Bonne, engenheiro informático, maluco em absoluto, anarquista, tentará com processos alquímicos, e alguns fumos e festas exuberantes, ajudar o país. Jonathan & Mary, ativistas, no meio de tendas e algum nudismo, tentarão até à última lutar pelas suas utopias. Tirésias, profeta cego, fará oráculos decisivos. O Dr. Robert, cientista, amigo de Bloom, tentará, com o seu racionalismo, e por vezes com Deus a ser chamado, uma solução. James, o coveiro, exercerá a sua função de forma exemplar, e Mack Morris, um adorador de nuvens, andará por lá, nem sempre a olhar para cima. Moscas tsé-tsé, borboletas e búfalos entrarão também, com diferentes papéis, nesta epopeia.Esta é uma tragédia greco-americana. Pensamentos e ações, se os Deuses quiserem, estarão, portanto, presentes.

O Fim dos Estados Unidos da América é um novo centro no percurso de Gonçalo M. Tavares.

Gonçalo M. Tavares está publicado um pouco por todo o mundo, em mais de 70 países, com livros de diferentes géneros. Recebeu vários prémios em Portugal e no estrangeiro.

António Guerreiro é crítico literário.

Régis Salado é Professor de Literatura Comparada na Universidade Paris VII – Denis Diderot.

2ªf, 19 janeiro 2026, 18h
A carregar
O carrinho
X